quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Grécia - sair do euro uma ideia arriscada

O euro ou o dracma? A pergunta percorre a sociedade grega numa altura em que o Governo continua as negociações com a UE e o FMI para um novo plano de resgate.

"Perante este desafio – o mais importante para o país depois da queda da ditadura dos coronéis em 1974 -, devemos escolher entre tomarmos todas as medidas necessárias para permanecer na zona euro ou seguirmos num descalabro descontrolado e voltarmos, de facto, ao dracma", dizem os gregos.
Por seu lado,é também realçado que "o dilema entre o euro e o dracma não deixa ninguém indiferente. A verdade é que este dilema esconde uma grande verdade. As medidas, os planos de resgate, impostos pela UE e pelo Governo grego em nome do euro nos últimos dois anos, e tudo o que não fizemos pelo bem do país, reaproximou-nos do dracma”.
No entanto, "um regresso ao dracma empobrecerá 90% da população. Devemos, portanto, entender que, queiramos ou não, é preciso fazer tudo para permanecer no clã do euro para não nos tornarmos o vizinho pobre da ‘Grande Turquia’. Temos muito, muito trabalho, com grandes sacrifícios, mas a escolha é nossa”.
Assim falam os gregos! Espero sinceramente que não passe pela cabeça dos nossos governantes a ideia de regressar ao escudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário