quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Combustíveis...um problema sem fim à vista!

O preço do petróleo deverá continuar a subir nos mercados internacionais impulsionado pelo conflitos no Egipto e pela desvalorização do dólar.
Se o crude continuar a subir é relativamente inevitável que petrolíferas reflictam isso no consumidor final.


Por um lado, estamos a assistir ao surgimento de um factor geopolítico, com os conflitos no Egipto e a possibilidades de contágio a regimes com algumas características semelhantes e que são produtores de petróleo, como o Irão e a Arábia Saudita. Em paralelo, o facto de o dólar estar a perder valor nos mercados internacionais também pode levar ao agravamento do preço do petróleo.

Hoje, o barril de Brent atingiu o máximo de 100,12 dólares no mercado 'à vista' de Londres, ainda assim abaixo dos 100,37 dólares registados a 14 de Janeiro. Já no mercado de futuros, o barril de Brent chegou hoje aos 101,29 dólares.

O preço do crude vai ficar dependente do que acontecer no Norte de África, sobretudo no Egipto e no canal do Suez, onde passam todos os dias um milhão de barris a partir do Golfo para o Mediterrâneo. Daí os receios de que este possa ser fechado devido à crise.

Sem comentários:

Enviar um comentário