sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A propósito da crise

Crise ou crises? Muitos comentaristas políticos são da opinião da existência de diversas crises.
Da económica, claro!Crise que começou em 2008 - 2009 e ainda estende os seus efeitos sobre muitos países, a começar pelo seu local de origem, os EUA, onde o desemprego não para de crescer.
No entanto, já se desenha outra crise no horizonte das economias internacionais: a guerra cambial entre as moedas chinesa e o dólar americano. Situação que nos pode acrescer as dores de cabeça já existentes.
Outra grande crise é, de facto, a europeia:as hesitações alemãs no combate às dificuldades financeiras da Grécia contaminaram vários países da Zona Euro, entre os quais Portugal.
Tenha - se, contudo bem presente que não é só Portugal ou os países economicamente menos desenvolvidos que estão a ser ameaçados!
A subvalorizalção da moeda chinesa e a depreciação voluntária do dólar estão a colocar um laço de ferro no pescoço da Europa, que poderá não ser capaz de resistir, sobretudo se teimar em não se proteger do dumping social que a China e as outras economias emergentes estão a usar contra a União Europeia. A primeira grande empresa exportadora a falir em Portugal era alemã, esmagada pela concorrência asiática. Quantas Quimondas não resistirão?

Sem comentários:

Enviar um comentário