segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Política Agrícola Comum

A PAC que geriu e movimentou enormes montantes de fundos europeus, foi muitissimo bem aproveitada pelo lobbie francês que sempre exigiu condições preferenciais para os seus agricultores, permitindo que estes usufruissem de um bom nível de vida.A qualidade e o bom nível de vida permitiu a continuidade de uma prática ancestral, movida, no entanto, em moldes atuais não permitindo a desvalorização e perda de estatuto da atividade.
Desta forma, França conseguiu uma fixação das populações à terra, diminuindo fenómenos de desertificação.
Em Portugal, o que foi feito no sentido de valorizar a atividade permitindo a continuidade da produção em termos rentáveis e evitando o descalabro de termos que importar 80% do que comemos?
A criação das Cooperativas Agrícolas com a grande missão de alterar mentalidades e promover o associativismo que combatesse a estrutura demasiado compartimentada da propriedade rural, em que predomina o minifúndio, tornando as explorações agrícolas de grande extensão viáveis e rentáveis para os produtores nacionais nunca foi conseguida! Perde - se capacidade produtiva, continua - se com a agricultura de subsistência, não permitindo a quem trabalha a terra de sobreviver ou viver exclusivamente dessa atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário