terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

“A Alemanha está a exportar mais do que nunca”

“A Alemanha está a exportar mais do que nunca”. Apesar da crise, “a economia alemã exportou bens no valor de mais de um bilião de euros em 2011”. Um momento recorde, com um aumento de 11,4% em relação a 2010. A procura vem sobretudo dos países emergentes, como a China. Mas “a UE continua a ser o mercado mais importante para as exportações alemãs”. Em 2011, a Alemanha exportou bens no valor de 627 mil milhões de euros para o mercado da UE, o que corresponde a quase dois terços do total de exportações dentro da UE.

Perante esta situação, “os economistas americanos e franceses pediram ao Governo alemão para equilibrar a sua balança comercial com as dos outros países da UE. Mas, uma vez que a balança comercial entre a Alemanha e os países europeus seus clientes esteve quase equilibrada em 2011, os alemães só parcialmente são responsáveis pelo desequilíbrio financeiro de alguns países europeus”.

“O enorme arrefecimento conjuntural na zona euro, na Suíça e na Europa de Leste pesa sobre a economia alemã, baseada nas suas exportações”. Assim, as vendas para o estrangeiro baixaram 4,3% entre novembro e dezembro, coisa que não acontecia desde a recessão de 2009. Esta baixa impediu o crescimento da economia alemã este inverno, acrescenta o diário económico

Sem comentários:

Enviar um comentário