sábado, 8 de janeiro de 2011

Europa à Venda

Corrida ao financiamento leva o primeiro ministro português a solicitar ao Brasil 20 mil milhões de euros. Trata - se do valor arredondado de que Portugal necessita para se financiar em 2011.Procura - se por isso compradores a juros não promíscuos e de preferência de forma discreta.
Para escapar aos imperativos económicos e aos juros altos do FMI, a estratégia do governo é espicaçar o apetite de países como o Brasil, China, Venezuela, Líbia, Arábia Saudita, entre outros.
A escolha destes países não é errática. A principal marca da política externa do actual executivo talvez tenha sido a abertura a países fora do eixo transatlântico, europeu e africano lusófano. Conseguiu - se diversificar as exportações e compuseram - se arranjos diplomáticos que permitiram a nomeação portuguesa para o Conselho Permanente da ONU.
No entanto, não é só Portugal que procura financiadores! Em 2011 estima - se que países europeus como a França, Espanha, Alemanha e Itália possam emitir até 900 mil milhões de euros de títulos de dívida. Atenção ao acréscimo da oferta de títulos e o seu impacto nos mercados, com uma oferta tão alargada.A Europa está efectivamente à venda!

Sem comentários:

Enviar um comentário