segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estado Social...que futuro????

O Estado Social na Europa tem de ser reformulado e repensado. Existe um limite para a capacidade da economia transferir fundos dos sectores produtivos para os não produtivos.

Provavelmente teremos que aumentar a idade da reforma para os 67 anos e depois para os 70, pelas razões atrás apontadas e porque o número de inactivos, continuando com este cenário, será crescente e incomportável para o número de activos existentes.
É necessário repensar a prática e utilização da medicina e dos serviços de saúde. A medicina deve ser encarada prioritariamente na sua vertente preventiva, tendo a mesma grande incidência sobre as crianças em idade escolar.

O sistema de ensino superior deve ser repensado e deixar de ser encarado como um rito de passagem entre a vida não activa e a vida activa. Estes estabelecimentos de ensino devem abrir - se à comunidade, de forma a fornecer formação e aprendizagem pela vida fora, a pessoas de 30, 40 ou mesmo 50 anos. Se a reforma só espreita aos 70 ou com hipótese de se tornar voluntária,muito tempo resta aos cinquentões!

Sem comentários:

Enviar um comentário